O QUE É UM FIE?

 image1

O FIE ou Fórum Internacional de Empreendedorismo, se encontra, no momento, em 5 países: Argentina, Brasil, Guatemala, México e Paraguai. O objetivo desses eventos, que acontecem no decorrer do ano, é despertar o espírito empreendedor e o potencial de liderança de jovens entre 15 e 24 anos. Isso ocorre através de atividades focadas em aspectos importantes dentro de uma vida empreendedora, como: Liderança, trabalho em equipe, inovação, motivação e criatividade. Exemplos de atividades: palestras, atividades em grupo, atividades individuais, simulação empresarial, simulação de bolsa de valores, bate-papo com empresários, atividades recreativas, oficinas, conferências magistrais e simultâneas.

O surgimento desses eventos deu-se no México e somente depois a iniciativa foi replicada nos demais países em que está presente hoje. A organização dos eventos tem como responsável as Unidades da Junior Achievement, a maior organização de empreendedorismo jovem do mundo.

image2

Junior Achievement

Trata-se de uma associação educativa sem fins lucrativos, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor dos jovens ainda na escola. Através de projetos que estimulam o desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.

No Brasil, já foram 4 milhões de alunos beneficiados e 150 mil voluntários envolvidos. As atividades da Junior Achievement se desenvolvem através de programas educativos criteriosamente formulados, aplicados junto aos jovens através de parcerias com escolas e voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos com estudantes de diferentes faixas etárias. Globalmente, 10 milhões de jovens ao ano participam dos programas da Junior Achievement, consolidando a formação de uma cultura empreendedora ao redor do mundo, dentro de uma perspectiva ética e responsável.